Vivemos a primeira infância entre o nascimento e os 6 anos de idade, quando o cérebro apresenta uma gigantesca capacidade de aprendizado e expõe-se absolutamente acessível para assimilar todas as informações e sensações do meio em que habitamos. 

 Ainda durante a infância as “janelas de oportunidades” são abertas para obtermos competências primordiais para a estruturação e a evolução de habilidades, aptidões e competências, com maior velocidade e facilidade. 

A partir daí, fica mais clara a importância da leitura na educação infantil que, além de tudo, ajuda a fortalecer vínculos entre adultos e crianças, incentiva a descoberta do mundo imaginário e estimula a criatividade. 

Vamos detalhar outros aspectos da leitura na educação infantil. Confira! 

 

Fases  da leitura 

Para reforçar a importância da leitura na educação infantil, vamos especificar quais são e como se dão as fases da leitura na vida de todos nós:  

Fase Logográfica: Normalmente ocorre até os dois anos, quando a criança ainda não distingue letras e sílabas. Nessa fase, os livros se tornam atrativos pelas ilustrações, símbolos e textura das páginas. 

Fase Alfabética: Teoricamente, dos três aos seis anos, as imagens continuam sendo relevantes, mas costuma ficar mais fácil decodificar palavras. É quando a qualidade da leitura na educação infantil deve começar a evoluir. 

Fase Ortográfica: A ciência aponta que a partir dos sete anos as crianças ampliam seu vocabulário e o ato de decorar as palavras e formar frases torna-se espontâneo.  

Cada uma destas fases tem valiosa importância para a leitura na educação infantil, porém, há a evidência de que pode haver casos de crianças que não vivenciam todas as três. Uma criança com dislexia, por exemplo, pode atravessar a infância com a experiência de somente duas fases ou até permanecer em uma. 

Aí destacamos a necessidade de as crianças serem acompanhadas e orientadas por profissionais especializados, para que o processo de leitura na educação infantil tenha êxito, assim como o desenvolvimento nas demais fases da vida. 

 

Quando se deve incentivar a leitura? 

Estudos modernos comprovam o que a ciência antiga sempre atestou: desenvolver o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo, além de formar pessoas mais críticas e conscientes. Logo, é primordial incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida, conforme a fase logográfica. 

 

Como fazer com que o aluno leia mais? 

A leitura na educação infantil pode ser instrutiva, pedagógica e divertida ao mesmo tempo. Para isso, é conveniente permitir que as crianças escolham o livro que querem ler. Criar uma atmosfera envolvente em um gramado, entre árvores, é igualmente benéfico para que a leitura fique mais atrativa. 

Além disso, é importante fazer uma ficha de leitura, para que as crianças destaquem dúvidas e pontos relevantes da história. Com um bate-papo entre alunos e professores, a leitura na educação infantil atinge resultados ainda mais promissores. 

Por último, fique atento a possíveis dificuldades dos alunos, seja com a interpretação de texto ou com um problema oftalmológico. 

 

Como criar o hábito da leitura?  

Pais que lêem em casa e contam histórias para seus filhos valorizam a importância da leitura na educação infantil, tornam-se referência e incentivam a criação do hábito da leitura. Levar as crianças para bibliotecas, livrarias e feiras de livro também estimula a curiosidade. 

Ainda considerem apresentar diversos gêneros da leitura, como fábulas, contos e artigos, e conversem sobre as leituras com as crianças. 

 

Dicas para escolher um livro infantil? 

Presentear as crianças com livros também é uma ótima tática para estimular o hábito da leitura na educação infantil. Na hora de fazer as escolhas, identifique as preferências da criança e sempre esteja atento ao indicativo de idade da publicação, para que a leitura não seja fácil demais, nem muito dificultosa.  

O importante, mesmo, é estimular e participar da leitura na educação infantil. Se não for possível comprar livros, busque as bibliotecas das escolas, participe de eventos de troca de livros e acesse sites que permitem baixar algumas publicações gratuitamente. Esta também pode ser uma oportunidade para integrar a importância da leitura com a utilização das tecnologias e meios digitais. 

Agora para finalizar: a leitura na educação infantil pode se tornar ainda mais relevante quando este hábito se perpetua durante o resto da vida adulta. Os benefícios são contínuos…. incalculáveis, para que as pessoas sejam bem relacionadas socialmente e tenham ascensão profissional. A leitura revela o mundo, e pode transformá-lo também!  

 

Precisa de ajuda? 

Se estiver precisando de orientações e acompanhamento nas áreas da saúde e da educação, entre em contato com a nossa equipe pelo: Instagram, Facebook ou WhatsApp: (11) 93900-8072. Se preferir envie um e-mail: atendimento@cimus.com.br  

Outros artigos

Inclusão de autistas no mercado de trabalho
01set

Você sabia que a /estipula que todos os cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)…

Sinais do Autismo em Adultos
19ago

Vivemos a primeira infância entre o nascimento e os 6 anos de idade, quando o…

Qual é a importância da leitura na educação infantil?
21jul

Vivemos a primeira infância entre o nascimento e os 6 anos de idade, quando o…

©2023 cimus todos os direitos reservado